Semana Sem Fronteiras: uma jornada cultural e missionária

Uma imagem contendo Ícone

Descrição gerada automaticamente

A Semana Sem Fronteiras é um projeto bienal realizado em todas as escolas da Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo, convidando alunos e educadores a embarcarem em uma emocionante jornada de imersão cultural e missionária. Entre 21 e 26 de outubro de 2024, nossas escolas vão se transformar em um portal para cinco países: Paraguai, Congo, Japão, Timor-Leste e Ucrânia.

Ao longo do ano letivo, exploraremos as características culturais, costumes, história, aspectos sociais, políticos e econômicos de cada país. Por meio de metodologias ativas, palestras, oficinas, atividades interativas e apresentações artísticas, construiremos uma ponte de empatia e compreensão entre diferentes culturas.

A Semana Sem Fronteiras também é uma oportunidade para conhecer a missão das servas do Espírito Santo em diversos continentes e países. Por meio de vídeos, relatos e testemunhos, nós nos aproximamos do trabalho missionário e da luta por um mundo mais igualitário. Pela imersão em diferentes culturas, fortalecemos em nossa comunidade educativa a responsabilidade social, a justiça e o respeito à diversidade. Exercemos a cidadania global e a amizade social, refletindo sobre o papel de cada um na construção de um mundo melhor, um convite à ação, inspirando-nos a usar nossos conhecimentos e habilidades para fazer a diferença no mundo.

O tema da Semana Sem Fronteiras em 2024 é “Somos todos irmãos?”, reforçando nossa identidade missionária e questionando a afirmação do nosso tema transversal, uma vez que ele afirma que todos somos irmãos. A ideia é questionar toda a comunidade educativa, convidando, de forma especial, nossos estudantes a olharem criticamente para a realidade que temos. Pelo conhecimento, buscaremos juntos caminhos viáveis para alcançar o bem comum, promovendo a paz, a justiça e a igualdade entre todos os povos.

Junte-se a nós nesta jornada transformadora, e semeemos juntos a esperança de um futuro mais justo e fraterno para todos.

Luciana Marzullo Araújo

Coordenadora da Dimensão Missionária do Colégio Stella Matutina, em Juiz de Fora-MG