Sobre o caos e a esperança

Perguntas à procura de respostas em um contexto de crise humanitária e ambiental

Os acontecimentos encadeados e contraditórios, sob a forma de crise ambiental e humanitária, são fonte de sofrimento físico e psíquico, dificultando discernimento e clareza de ação. 

Seca, fogo, fumaça, céu encoberto, asfixia…

Chuva, deslizamentos, enchentes, alagamentos, destruição e afogamentos…

Conflitos, guerras, aniquilamento e mortes sem sentido…

Em contexto de crise ambiental e humanitária, em meio às notícias que sabemos ser experiências cotidianas de outras pessoas, como manter a esperança, a confiança?

Como proagir para o bem comum em nosso cotidiano, ao nosso alcance?

Herdamos e reproduzimos estruturas de fronteiras artificiais que desconsideram a complexidade e a organicidade de territórios, rios e clima, em que tudo está interligado sem os limites abstratos impostos por uma mentalidade possessiva e opressora. Nossa vida, nossa habitação, nossos alimentos dependem de um delicado equilíbrio que é constantemente afetado pela escala e intensidade das atividades humanas. Em tal contexto, como reorientar a rota para o cuidado da joia azul que nos foi dada como lar?

Parte do horror que acompanhamos, que se constitui no cotidiano de pessoas e seres, resulta da perversidade do lucro, convenientemente ignorada em nome do dinheiro, considerado mais valioso que as consequências reais e catastróficas do que produzimos. O ponto de não retorno da ebulição ambiental e humanitária já chegou, e chega todos os dias, para os seres que queimam na floresta, que perderam a vida em catástrofes ambientais ou tragédias humanitárias. 

Há muitas perguntas por responder, não de modo vocal ou retórico, mas por meio de ação comprometida, autêntica e fundamentada no espírito amoroso de São Francisco e do Papa Francisco, assim como na atitude reverenciosa à vida proposta por Albert Schweitzer.

Em Laudato Deum: a todas as pessoas de boa vontade, sobre a crise climática (em: https://www.google.com/url?q=https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/20231004-laudate-deum.html&sa=D&source=docs&ust=1699633368789830&usg=AOvVaw0v5bxvegRYBV1rbPqsc0n_), o Papa Francisco denuncia o paradigma tecnocrático para quem “tudo o que existe deixa de ser uma dádiva que se deve apreciar, valorizar e cuidar para se tornar em escravo, uma vítima de todo e qualquer capricho da mente humana e suas capacidades”; também nos exorta a “certa responsabilidade pela herança que deixaremos depois da nossa passagem no mundo”. 

Que saibamos ser instrumentos de paz, mas não da paz ingênua…

Que, ainda que difícil, iniciemos pelo necessário e o possível, até alcançar o que, às vezes, quase parece impossível: verdade, reparação, esperança, fé, amor, ação coletiva, reverência à vida.

Que o convite dos dois Franciscos e de Shweitzer sejam luz e impulso para a ação necessária!

Referências

Albert Schweitzer. The ethics of reverence for life. Christendom, v. 1, p. 225-239, 1936.

Eliane Brum. Depoimento pessoal sobre as queimadas na Amazônia. Disponível em: https://www.instagram.com/reel/CzGoR_7Oh-k/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==.Acesso em: 7 nov. 2023.

Miguel Mora. Em Gaza já não há vida nem sonhos: entrevista com Mahmoud Mushtaha. Instituto Humanitas Unisinos. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/633972-em-gaza-ja-nao-ha-vida-nem-sonhos-mas-nao-vamos-sair-daqui-entrevista-com-mahmoud-mushtaha. Acesso em: 7 nov. 2023.

Papa Francisco. Exortação apostólica Laudato Deum: a todas as pessoas de boa vontade, sobre a crise climática. Vaticano, 4 out. 2023. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/20231004-laudate-deum.html. Acesso em: 7 nov. 2023.

Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil – OFM. Oração de São Francisco. Disponível em: https://franciscanos.org.br/carisma/oracao-de-sao-francisco.html#gsc.tab=0. Acesso em: 7 nov. 2023.

Marli Teresinha Everling

Professora dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Design da Universidade da Região de Joinville (Univille); coordenadora do Projeto Ethos – Design e relações de uso em contexto de crise ecológica; colaboradora do Instituto Caranguejo de Educação Ambiental (caranguejo.org.br); colaboradora do blog SSpS Brasil para temas ambientais (https://blog.ssps.org.br/posts); colaboradora das redes sociais do design para temas ambientais – Instagram @designuniville 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *