Mais de 150 representantes de instituições católicas de saúde do Brasil participaram de um encontro para refletir sobre a missão e os desafios das entidades. O evento, realizado nos dias 15 e 16 de fevereiro, no Centro Universitário São Camilo, em São Paulo-SP, foi promovido pela Comissão Especial de Bioética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O encontro buscou refletir sobre a identidade e a vocação das instituições hospitalares católicas, e debater o tema da objeção de consciência profissional (individual e institucional). Os participantes também elaboraram um texto preliminar com diretrizes para os gestores hospitalares no que diz respeito a algumas questões bioéticas.
Para abrir os trabalhos, o Pe. Rodolfo Pinho, assessor da Comissão Vida e Família da CNBB, conduziu o momento de oração. Em seguida, o bispo auxiliar de Curitiba e presidente da Comissão Especial de Bioética da CNBB, Dom Reginei Modolo, e o Pe. Tiago Gurgel do Vale, médico e assessor da comissão, deram as boas-vindas.
A programação contou ainda com palestras, partilha de experiências e trabalhos em grupos. No domingo, Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, falou dos desafios das instituições católicas de saúde. O encontro foi encerrado com a missa presidida pelo arcebispo de São Paulo, o cardeal Dom Odilo Scherer.
Irmã Hilda: “Fortalecer nossos valores cristãos”
Para representar o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz, localizado em Medianeira-PR, estiveram no encontro as irmãs Hilda Rodrigues Silveira, diretora-geral, e Rashmi Pratibha Baa, missionárias servas do Espírito Santo (SSpS), e Ricardo Dellinghausen Luli, diretor de RH e responsável pela Comissão de Projetos.
Irmã Hilda partilha suas impressões sobre o encontro:
“Esse encontro nos trouxe reflexões valiosas sobre a missão dos hospitais filantrópicos e católicos, e como podemos fortalecer nossos valores cristãos, éticos e morais no dia a dia do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz. A troca de experiências com outras instituições nos inspira a aprimorar o atendimento humanizado, garantindo que cada paciente seja acolhido com dignidade e respeito. Nossa missão é cuidar e proteger a vida.
Além disso, discutimos a importância da ética e da objeção de consciência, o que reforça nosso compromisso com uma assistência baseada nos princípios cristãos. Seguiremos trabalhando para que esses aprendizados sejam aplicados em nossa missão do cuidado da vida com integridade, desde o atendimento médico até as decisões administrativas, sempre colocando a vida em primeiro lugar.
Atendemos mais de 60 mil pessoas por ano e atuamos em uma região de fronteira com o Paraguai e a Argentina, uma área de grande trânsito de pessoas. Por isso, nunca sabemos quais serão os desafios que enfrentaremos no dia a dia, mas estamos sempre preparados para oferecer o melhor atendimento, garantindo acolhimento e cuidado a todos que chegam até nós.
Estamos nesta missão ‘A serviço da vida e da esperança’ há mais de cinquenta e cinco anos, por isso lutamos pela sustentabilidade desta causa, garantindo que possamos continuar oferecendo atendimento humanizado e de qualidade a todos que precisam.”
Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz
O Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz é dirigido pelas SSpS desde a fundação, em 1969. Conta com 98 leitos, pronto-socorro, maternidade de risco habitual e centro de diagnóstico. Tem um quadro de cerca de 250 colaboradores e mais de 50 médicos. Oito irmãs SSpS trabalham no hospital (Hilda, Rashmi, Iracema, Natasha, Sidônia, Kornélia, Carmem e Nelci). Elas atuam nas áreas administrativa, de atendimento médico, assistência social e apoio religioso.
Para conhecer mais, acesse www.maternidademedianeira.com.br.