SSpS recebem Moção de Aplausos por Projeto “Escola da Inteligência”

As missionárias servas do Espírito Santo (SSpS) receberam, no último dia 25 de maio, a Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Porto União-SC. O reconhecimento foi motivado pela implantação do Projeto “Escola da Inteligência” no Colégio Santos Anjos.

A moção foi uma indicação do vereador Vanderlei Werle, em exercício no Poder Legislativo até abril deste ano. O presidente da Casa, o vereador Neilor Grabovski, entregou o certificado à irmã Ilária Matte, diretora da escola.

“Esta Moção significou uma benção, uma alegria enorme por sermos reconhecidas por nossos trabalhos e missão ao longo dos 106 anos, na pessoa da Ir. Ilária Matte, atual diretora. Como rezam as nossas Constituições de 1891, ‘a alegria de uma irmã seja a alegria de todas, e regozijem-se as irmãs se podem proporcionar alegria a uma outra irmã’”, afirma a vice-diretora, Ir. Gerci Lopes dos Santos.

“A Congregação se orgulha de Ir. Ilária pelos serviços prestados, pela dedicação e empenho em levar a educação em frente, com tanto brilho e competência, prezando pelos valores humanos, cristãos, tecnológicos e científicos, contribuindo para que estes jovens se tornem cidadãos honrados, respeitados, missionários e capazes de transformar o mundo”, disse a Ir. Ilca Maria Hendges, superiora provincial do Sul.

Além das SSpS, participaram da cerimônia pais de alunos; a secretária municipal de Educação, Aldair Wengerkiewicz Muncinelli; o bispo da Diocese de Caçador, Dom Cleocir Bonetti; e o pároco da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, Pe. Valmor José de Deus.

“A vida é feita de surpresas e, dentro delas, os reconhecimentos e gestos, atitudes de gratidão e de reconhecimento. Esta Menção de Aplausos para a Ir. Ilária foi merecida, justa. Para mim, este momento foi uma experiência forte, sinodal, de um caminhar juntos, pois se encontravam ali o Poder Público e a vida religiosa. As sementes lançadas com dedicação, amor, um dia, a seu tempo, florescerão e os frutos virão”, declarou Ir. Ilca.

Sobre o Programa Escola da Inteligência

O Programa Escola da Inteligência tem como fundamento a “teoria da inteligência multifocal”, de autoria do psiquiatra e pesquisador Augusto Cury, com o apoio de outras teorias, como a das “inteligências múltiplas”, de Howard Gardner, e a “sociointeracionista”, de Lev Vygotsky. Fundada em 2010, busca desenvolver as habilidades emocionais e de consciência social de jovens estudantes, com o auxílio de materiais audiovisuais, impressos e digitais, bem como a formação de professores e apoio para as famílias.

A iniciativa está alinhada às mais atuais descobertas nas áreas de desenvolvimento aprendizagem e da educação socioemocional, tais com as dos campos da neurociência e da neuroeducação. A Ir. Gerci conta que o Programa Escola da Inteligência, realizado no Colégio Santos Anjos desde 2022, requer um espaço adequado para sua viabilização.

“Cada turma desenvolve um subtema, como o 6º ano, que trabalha mentes brilhantes e emoções saudáveis; o 7º, ‘Os códigos da inteligência’; o 8º ano, ‘O eu no comando da mente’; e o 9º, ‘O ser humano sem fronteira’, ou seja, a formação de líderes”, explica Ir. Gerci.

Rosa M. Martins
Mestra em Jornalismo, Imagem e Entretenimento pela Fundação Cásper Líbero, licenciada em Filosofia pela Universidade Salesiana de Lorena (Unisal), bacharela em Teologia pela Pontifícia Universidade São Boaventura de Roma. É missionária scalabriniana e vive em Santo André-SP. Indicada ao Prêmio Tarso Genro de Jornalismo em 2020, foi vencedora do Prêmio Papa Francisco, categoria mestrado, do Prêmio CNBB de Comunicação com a dissertação “Menores estrangeiros não acompanhados: uma análise da representação no fotojornalismo italiano”, em 2021.

______________________________

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *