Bento nasceu na cidade de Nórcia (ou Núrcia), na Itália, no ano de 480. Ele pertencia à classe nobre da sociedade. Ainda jovem, sentiu o desejo de viver totalmente para Deus. Deixando tudo, retirou-se para uma gruta, a fim de dedicar-se à oração e à solidão. Bento inspirou muitos outros jovens sedentos por cultivar os valores cristãos. Inspirado por essa procura dos jovens, decidiu, aos 40 anos, fundar um mosteiro sob a direção de um abade. Ao longo de sua vida, fundou muitos mosteiros. Morreu na Abadia de Monte Cassino (Itália), em 21 de março de 547, aos 66 anos.
Ainda hoje, há pessoas que se sentem atraídas e chamadas por Deus para essa forma de vida, que deixam tudo para viver totalmente dedicadas à oração e ao louvor de Deus. É o Espírito Santo que suscita essa vocação na Igreja, para manter viva a memória da obra salvífica de Deus e para que a Igreja e toda a humanidade estejam continuamente representadas diante de Deus, para louvar, adorar, suplicar e agradecer por seu infinito amor.
Santo Arnaldo Janssen, depois de ter fundado a Sociedade do Verbo Divino (SVD), composta de sacerdotes e irmãos missionários, e a Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS), movido por seu grande amor à Eucaristia, fundou, em 1896, nossa Congregação, a das Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua (SSpSAP).
O cotidiano das “irmãs rosadas”
Para o louvor e glória de Deus Uno e Trino, vivemos nosso dia a dia na clausura. Despertamos às 4h45min e iniciamos nosso louvor às 5h15min, com as Laudes. Em seguida, fazemos a meditação pessoal e depois temos a Santa Missa. Também dela participam os fiéis que, em nossa capela, encontram um lugar propício para a oração e meditação.
Após o café da manhã, rezamos o Ofício das Leituras e a Hora Terça. Ao longo do dia, enquanto as irmãs se revezam em adoração diante do Santíssimo Sacramento, as outras se ocupam com tarefas: afazeres domésticos, costura, jardinagem, confecção de hóstias, trabalhos manuais, atendimento na portaria, no telefone, etc.
Ao meio-dia, rezamos a Hora Sexta e outras orações. Após o almoço, temos uma hora livre, para descanso, que é necessário devido à adoração noturna. Às 15h10min, rezamos a Hora Nona e, às 17h20min, o terço comunitário, seguido das Vésperas. Cada irmã tem ainda uma hora diária para oração pessoal e leitura espiritual. Após o jantar, temos uma hora de recreação comunitária, que serve para fomentar a unidade entre nós e favorecer uma vida espiritual saudável. A última oração comunitária chama-se Completas. Com ela, encerramos nosso dia e nos preparamos para o descanso noturno.
Maria como modelo
Estamos em Ponta Grossa-PR, desde 1983. Somos 18 irmãs na comunidade, de três diferentes nacionalidades. A clausura permanente e o silêncio favorecem nossa comunhão com Deus e com o próximo, permitindo-nos levar as necessidades da Igreja e de toda a humanidade ao coração misericordioso de nosso Deus. Nosso hábito cor-de-rosa simboliza nossa especial consagração ao Espírito Santo e manifesta nossa alegria por estar a serviço de Deus.
A obra missionária da Igreja e a santificação dos sacerdotes são intenções especialmente confiadas a nós por nosso Fundador. Para recordar-nos de que temos em Maria nosso modelo de entrega a Deus e de vida contemplativa, todas nós trazemos o seu nome em nosso nome religioso. Nossa cofundadora, a Serva de Deus Madre Maria Micaela, que está em processo de beatificação, nos animou a “Viver serenamente na presença de Deus, trabalhar alegremente por Deus, avaliar tudo com Deus, tratar tudo com Deus, arder de zelo por Deus, com simplicidade filial alegrar-nos em Deus e a repousar profundamente em Deus”.
Convento Nossa Senhora do Cenáculo
Congregação das Irmãs Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua
Rua Nunes Machado, 150 – Colônia Dona Luiza
84045-410 – Ponta Grossa-PR
Telefone: (42) 3229-1629 – WhatsApp: (42) 99835-9535
Irmã Maria Elizabeth Klein, SSpSAP
Superiora do Convento Nossa Senhora do Cenáculo, Ponta Grossa-PR.