Terra: cuidado, justiça, responsabilidade, compromisso de todo cristão

“Nós somos parte da Terra. 

A Terra é parte de nós. 

Um é a extensão do outro, 

nós não vivemos a sós” 

(canção “Cuidar da terra” – Grupo Imbaúba).

Somos convocados, convocadas a “cultivar e guardar” o jardim do mundo (cf. Gênesis 2,15). No sentido bíblico, “cultivar” quer dizer trabalhar ou lavrar um terreno, enquanto “guardar” significa proteger, cuidar, preservar e velar. Essa forma de relação gera uma reciprocidade responsável entre o ser humano e a natureza. Cada comunidade pode tomar da terra aquilo de que necessita para sua sobrevivência, mas sempre em atenção para garantir e proteger, a partir da bondade da terra, a sobrevivência para as gerações futuras, garantindo a continuidade de sua fertilidade (Laudato si’, n. 67).

Rememorando 22 de abril como o Dia Mundial do Planeta Terra, criado em 2009, fazemos desse dia uma reflexão sobre o cuidado e a consciência de que os recursos oferecidos pelo planeta Terra são finitos e depredados de forma imediatista, cujo entender visa, com força, o econômico, a atividade comercial/produtiva (Laudato si’, n. 32).

A autoconsciência, neste dia, remete-nos a uma mudança educacional individual e coletiva com relação à Terra. Pequenos gestos que fazem a diferença, como os adultos darem exemplo e ensinarem às novas gerações o cuidado com a natureza; evitar consumismo, apenas o que é necessário; economizar água; reciclar lixo e tudo o que é possível reaproveitar; reduzir consumo de produtos descartáveis; reaproveitar objetos que seriam descartados; refletir sobre os impactos das ações humanas sobre o meio ambiente; evitar queimadas; selecionar o lixo e encaminhá-lo para o local correto. 

Como cristãos, não podemos separar nossa espiritualidade da realidade vigente: 

“A proteção do meio ambiente deverá constituir parte integrante do processo de desenvolvimento e não poderá ser considerado isoladamente.” […] Por isso não dá para falar de uma atitude apenas opcional, mas de uma questão de justiça, pois a terra que recebemos pertence também àqueles que hão de vir. […] “O ambiente situa-se na lógica da recepção. É um empréstimo que cada geração recebe e deve transmitir a geração seguinte.” A isso chamamos ecologia integral numa perspectiva mais ampla (Laudato si’, n. 141 e 159).

Imagem de Istock

“Cada camponês tem direito natural de possuir um lote razoável de terra e estabelecer seu lar, trabalhar para a subsistência de sua família e gozar de segurança existencial.” […] O meio ambiente é um bem coletivo, patrimônio de toda a humanidade e responsabilidade de todos (Laudato si’, n. 94 e 95).

“Abusar da natureza significa abusar dos antepassados, dos irmãos e irmãs, da criação e do Criador, hipotecando o futuro.” […] A sabedoria dos povos nativos da Amazônia conclama: “Somos água, ar, terra e vida do meio ambiente criado por Deus. Por conseguinte, pedimos que cessem os maus-tratos e o extermínio da ‘Mãe Terra’. A terra tem sangue e está sangrando. As multinacionais cortaram as veias da nossa ‘Mãe Terra’” (Querida Amazônia, n. 42)

Celebrar este Dia da Mãe Terra é um significativo momento de reconciliação e reflexão: como me sinto parte da Terra? O que estou fazendo para preservá-la? Que mudanças preciso fazer em meu pensar e agir no cotidiano?

Referências

PAPA FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato si’, do Santo Padre Francisco, sobre o Cuidado da Casa Comum. Brasília: Edições CNBB, 2015.

PAPA FRANCISCO. Exortação Apostólica Pós-Sinodal Querida Amazônia, do Santo Padre Francisco, ao povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade. Brasília: Edições CNBB, 2020.

Irmã Ivani Krenchinski

Missionária serva do Espírito Santo, naturoterapeuta/nutricionista, pós-graduada em Acupuntura e Fitoterapia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *