Um bioma por mês. Aqui, o primeiro

A Igreja busca conscientizar a sociedade a usar os recursos naturais com responsabilidade e cuidado. Por isso, a Campanha da Fraternidade deste ano dá ênfase à diversidade de cada bioma e incentiva a termos uma relação de respeito pela vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho.

Para falar um pouquinho sobre cada bioma, preparamos uma série de posts que falarão  sobre cada um deles, todo mês. Aqui, você saberá mais sobre a Amazônia. Mas, antes, você sabe o que são biomas?

Os biomas são um conjunto de espécies de plantas e animais que vivem em determinada região. Cada bioma tem fauna e flora específicas que são definidas pelas condições físicas, climáticas, geográficas e litológicas (das rochas).

O Brasil possui 6 principais tipos de biomas:

  1. Amazônia
  2. Caatinga
  3. Cerrado
  4. Mata Atlântica
  5. Pampa
  6. Pantanal

Agora, à Amazônia!

A Amazônia é composta por um verde e vasto mundo de águas e florestas, onde as copas de árvores imensas escondem o úmido nascimento, reprodução e morte de mais de um-terço das espécies que vivem sobre a Terra.

A Amazônia é o maior bioma do Brasil: num território de 4.196.943 milhões de km2 (IBGE,2004), crescem 2.500 espécies de árvores (ou um-terço de toda a madeira tropical do mundo) e 30 mil espécies de plantas (das 100 mil da América do Sul).

A bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo: cobre cerca de 6 milhões de km2, com 1.100 afluentes. Seu principal rio, o Amazonas, corta a região para desaguar no Oceano Atlântico, lançando ao mar cerca de 175 milhões de litros d’água a cada segundo.

As estimativas situam a região como a maior reserva de madeira tropical do mundo. Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural.

 Para saber mais sobre a Amazônia, veja este incrível documentário da Discovery: “Amazônia Desconhecida”:

Fonte: http://www.mma.gov.br/biomas/amazônia

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *