Urbanismo em todos nós

O Urbanismo é tão próximo dos cidadãos que habitam os centros urbanos que, por vezes, não o percebemos, de tão acostumados que estamos com ele. Você deve estar se perguntando: tão próximo? Como assim?

Quando você acessa o metrô ou anda em outro transporte coletivo, quando você reconhece as sinalizações que indicam que rumo tomar, quando você entra em um edifício público ou privado, em uma indústria ou escritório para trabalhar, quando você vai à escola, parque, clube, posto de saúde e até quando você pensa no futuro próximo, o Urbanismo está presente.

Mas o que é o Urbanismo? Simplificando, é um conjunto de diretrizes, regras e leis para dar ordenamento e qualidade de vida aos usuários das cidades. O Urbanismo toma impulso com as necessidades da Revolução Industrial e o crescimento das cidades, que, com o tempo, viraram grandes metrópoles (como São Paulo). Assim, o Urbanismo tem de pensar o espaço urbano de maneira interdisciplinar e dinâmica, criando leis orgânicas que, de tempos em tempos, devem ser revistas para acomodar as novas tecnologias e costumes que o progresso propõe.

Por isso, ao sair do trabalho e voltar para casa, você usa a infraestrutura urbana, pensada por arquitetos, urbanistas e engenheiros, para, de forma ordenada, dotar os bairros com saneamento, eletrificação, transporte, saúde, lazer e cultura. Porém, como as cidades são muito dinâmicas, por vezes, a urbanização chega com atraso em alguns pontos, e aí os desafios dos planejadores urbanos são muito maiores. Mas são nos desafios e nas projeções de futuro próximo que as soluções inovadoras aparecem.

O Urbanismo fortalece a cidadania, e quanto mais cidadã for a cidade, mais urbanizada ela será.

Sérgio Leal Costa Filho
Arquiteto, formado pela Universidade Mackenzie, atuante na área de Arquitetura e Urbanismo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *