Amanhã, 27 de Abril, é dia do Sacerdote. Para nós, o sacerdócio é um chamado valioso dentro da fé católica. Dentre as várias responsabilidades sacramentais de um sacerdote, é a ele confiada a guiança (orientação) dos fiéis ao bom caminho, orientando nas dificuldades e prevenindo quando necessário. E tamanha tarefa demanda uma exigente formação e dedicação.
O tempo de formação do seminarista pode variar muito de acordo a realidade eclesial na qual ele está inserido. Em geral, o candidato ao sacerdócio leva cerca de 12 anos para ordenar-se. Nos dois anos iniciais, ele aprende sobre o carisma dentro da comunidade. Depois, estuda três anos de filosofia. Após um ano de pastoral numa das casas de missão, cursa quatro anos de Teologia. Por fim, se a Igreja e a comunidade admitirem, ele receberá as ordens sacras. No decorrer de todo esse caminho é preciso ser orante, fraterno e trabalhador.
Alguns sinais indicativos da vocação:
Converse com um padre ou um orientador religioso que possa ajudar a discernir os sinais e as vontades em relação à vida religiosa:
- Estar disposto a renunciar tudo pela vocação: família, casa, estudos, relacionamento e outros
- Sentir profunda compaixão pelas pessoas
- Desejar viver uma vida de penitência, na simplicidade, na pobreza evangélica e na obediência
- Ter uma vida de intensa oração e leitura da Bíblia
- Se entregar totalmente à missão
Assista ao vídeo o Padre José Augusto “O essencial para a vida do sacerdote” e conheça mais sobre o assunto.