A oração que une: o testemunho da irmã Mitilene Chivanja

Sou a irmã Mitilene Chivanja, angolana, missionária serva do Espírito Santo. Trabalho no Município do N’zeto, Província do Zaire, Angola, como fisioterapeuta no Hospital Municipal. Faço parte da equipe de formação da Comunidade Madre Josefa, onde temos oito aspirantes à vida religiosa. Além da minha atuação como fisioterapeuta no Hospital, desenvolvo minhas atividades missionárias na área da catequese, acompanhando os grupos pastorais e movimentos na paróquia. Em especial, assessoro o Grupo da Sagrada Família na formação humana e cristã.

Durante outubro (Mês Missionário) deste ano de 2025, implementamos a récita do terço nas casas das famílias, juntamente com as aspirantes. Iniciamos na casa de formação, onde as famílias se reuniram para a reza do terço missionário. Todas as quartas-feiras, íamos à casa de uma família, previamente marcada, para a oração do terço, organizada da seguinte forma: depois da meditação de cada mistério, rezamos uma dezena em quicongo, língua local do povo, intercalado com cânticos a Nossa Senhora. 

Foi uma experiência de crescimento na fé e na devoção a Nossa Senhora do Rosário. Também foi marcante a presença junto ao povo, estando mais perto, para escutar suas experiências de vida. No último dia do mês, fizemos o encerramento na Capela de Nossa Senhora do Rosário, rezando o terço missionário, lembrando os povos dos cinco continentes. Nessa ocasião, oramos especialmente pelas vocações religiosas e sacerdotais, trazendo presentes cada uma das irmãs missionárias servas do Espírito Santo espalhadas pelo mundo inteiro, em suas diferentes situações missionárias.

 

Irmã Mitilene Chivanja

Missionária serva do Espírito Santo; fez sua experiência missionária transcultural e de estudos em Fisioterapia na Província Brasil Sul.

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *