O Natal é uma comemoração muito importante, celebrada por todos os cristãos, e não é diferente com o povo timorense. O Timor-Leste é um país situado no continente asiático e, em 2025, conta com uma população de aproximadamente 1,4 a 1,5 milhão de habitantes.
O povo timorense tem uma cultura e tradições próprias que sempre procura colocar em prática. A festa de Natal, para os timorenses, é um período especial, marcado por momentos de reunião familiar para partilhar histórias, visitar familiares nas aldeias de origem, confraternizar, partilhar bolos e doces com vizinhos, dançar tebe-tebe, participar em celebrações eucarísticas e envolver-se em atividades como a decoração de presépios (em casa, na igreja e em espaços públicos), com luzes e árvores de Natal, tal como acontece noutras partes do mundo.
Na celebração do Natal na dimensão religiosa, cada paróquia e suas comunidades promovem diversas atividades pastorais em suas cidades e também noutros municípios antes da festa. Duas semanas antes do Natal, os párocos convidam os religiosos e leigos a participarem em atividades como pastoral familiar, pastoral com crianças e adolescentes na escola, para encontros comunitários, confissões, momentos de reflexão e retiros espirituais. Tudo voltado para a preparação da celebração natalina.
Além dos presépios e Celebração da Festa, o Timor-Leste tem também comidas típicas que nunca faltam à mesa durante momentos importantes, como arroz amarelo (etu kinur), katupa, peixe, folha de mandioca, flor de mamão, coração de banana e carnes.
Irmã Ana Paula Bruna Luruk Exposto
Missionária serva do Espírito Santo (SSpS), estudante de Psicologia, missionária do Timor-Leste.
Irmã Eduarda Gracilda Saldanha Soares
SSpS, estudante de Jornalismo, missionária timorense.
Irmã Fátima Maria Maia da Cunha
SSpS, pedagoga, missionária timorense.






