Curso de Teologia celebra primeira formatura

A primeira turma de Formação Teológica e Missionária para Leigos recebeu o certificado de conclusão após três anos de estudos. O grupo de 70 formandos com seus familiares e amigos, alunos, professores e membros da equipe expressaram muita alegria e gratidão por todo o processo vivenciado, especialmente a convivência, os conhecimentos adquiridos e o compromisso com a missão.

A formanda Joselene Maria Rosa Marinho participa da Pastoral da Saúde, é ministra extraordinária da comunhão eucarística e membro do Apostolado da Oração. Para ela, o curso ajudou a aprofundar o amor incondicional do Pai, que precisa ser partilhado com os “irmãos deste mundo”. “As disciplinas foram excelentes porque abriram nossa mente para um conhecimento maior da Palavra de Deus”, acrescenta.

“O curso, para mim, foi um oásis, aprendizagem, conhecimento, crescimento, foi um desamarrar de ideias”, afirmou Márcia Bozza Gomez. Formada em Filosofia, sempre atuou na educação e pretende empregar os novos conhecimentos em sua ação pastoral na paróquia, nas visitas que realiza há dez anos na Santa Casa de Santo Amaro, no trabalho de meditação com os funcionários no Regional Sul e também na Pastoral da Escuta, que, segundo ela, é o mais difícil.

Carlos Eduardo Guenka coordena, junto com a esposa, a Pastoral Familiar da Diocese de Santo Amaro e trabalha em conexão com várias outras pastorais. Para ele, o curso lhe abriu os olhos para várias questões, além da oportunidade de conhecer mais a fé e “sair da posição de espectador para a de entender melhor a Teologia que alinha fé e razão”. Ele está confiante que o curso vai ajuda-los na formação espiritual das famílias, especialmente as divididas ou em segunda união, além dos noivos. “O conhecimento do curso, com certeza, nos fará multiplicadores de temas importantes para o cristão”, completa.

A criação do curso é fruto da parceria da Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo com a Diocese de Santo Amaro, em São Paulo-SP. Em 2016, apresentaram ao bispo a proposta de um trabalho conjunto visando à formação missionária de leigos e leigas no espaço do Centro Missionário Cultural Santíssima Trindade, localizado na Diocese.

Equipe de coordenação do curso: Padre Chagas,
Irmã Ana Elídia e Padre Oswair.

Segundo a Ir. Ana Elídia C. Neves, uma das idealizadoras e membro da equipe de coordenação, o bispo de Santo Amaro, Dom José Negri, acolheu a proposta das irmãs e indicou o Pe. Francisco das Chagas para representar a Diocese na viabilização do projeto. Padre Oswair Cavalheiro, coordenador do Comidi (Comissão Missionária Diocesana), logo aderiu e, com a participação de um grupo muito dedicado de leigos e leigas, formaram uma equipe para pensar e organizar o curso.

Percebendo a necessidade de um curso de Teologia para os agentes de pastoral, a equipe de voluntários se reuniu inúmeras vezes para planejar a formação, que teve início em março de 2017. Padre Oswair comenta que foi a oração, a reflexão e a busca da vontade de Deus que fortaleceram a equipe para assumir tal desafio. Padre Chagas acrescenta que outro elemento fundamental foi o relacionamento fraterno e a amizade que se construiu no grupo.

Alguns membros da equipe de organização: Karla Trenado Sosa, Maria Neuza Silva, Luiz Carlos de Oliveira e Antônio Belchior, Pe. Chagas e Ir. Ana Elídia.

Os professores foram escolhidos em vista da qualidade do conteúdo e de uma comunicação acessível às pessoas que vinham das paróquias, com diferentes níveis de escolaridade. O bom acolhimento, desde o início, estava entre os objetivos do curso e se manifestou na presença da equipe, no lanche, no ambiente e no carinho com que todos os alunos sempre foram recebidos.

O curso começou com duas salas, e o número de inscrições superou a expectativa dos organizadores. Atualmente ocupa cinco salas, com um total aproximado de 200 alunos. Com a formatura, já estão abertas as inscrições para duas novas turmas para março de 2020. As aulas são realizadas sempre às terças-feiras, das 19h30min às 21h30min. A partir do próximo ano, o Centro Missionário também oferecerá cursos mais curtos, de apenas um semestre, para a formação de catequistas, e outros, como Bíblia, como falar em público e sobre perdão e reconciliação. Para mais informações e inscrições clique abaixo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *