Educação Social aponta caminhos para uma sociedade melhor

É fato que muita gente não entende bem o papel da Educação Social na vida de uma criança, de um jovem ou adulto. O que seria a Educação Social? Para que serve? Vai ajudar em qual área do conhecimento? E educador social então, muitos se questionam qual seria seu papel; será que é um professor? Ora, então apenas um cuidador? 

Meu nome é Arlete, tenho 26 anos e atuo na Educação Social, há cerca de um ano e meio, no CIM (Centro de Integração do Migrante), localizado na Rua Vinte e Um de Abril, n.º 1000, na região do Brás, em São Paulo-SP. Eu me formei em Pedagogia e fiz a segunda licenciatura em Língua Portuguesa. Hoje venho aqui refletir um pouco com vocês o papel da Educação Social e do educador social na vida de um indivíduo. 

Comecei a descobrir também a Educação Social na prática do dia a dia, no trabalho com as crianças do CIM. A Educação Social vai muito além de uma formação acadêmica ou um curso. Já que ela não permeia grau de qualificação de aprendizagem, ela prepara o indivíduo para abranger de um modo mais pontuado em nossa sociedade. O educador social visa à emancipação, de forma ativa, do indivíduo na sociedade. Ela vem fazer a criança, o jovem ou o adulto que esteja participando da Educação Social a refletir sobre assuntos que são bases de nossa sociedade. Temas críticos que fazem, sim, a construção da aprendizagem, levando-os a se educarem ou, muitas vezes, a se reeducarem sobre assuntos que eles vivem em seu dia a dia e não apenas aprendam, mas sejam construtores de uma sociedade mais justa, melhor, colocando ativamente nela sua construção de aprendizagem. 

Mas quais temas são trabalhados? Vários. São assuntos que permeiam nossa sociedade que não acabam mais, como água, higiene, aquecimento global, poluição, reciclagem, bullying, racismo, datas comemorativas, temas importantes em nosso cotidiano e tantos outros que o educador social trabalha, sempre com uma metodologia muito ativa, para que a pessoa que participe da Educação Social seja seu próprio construtor de conhecimento e o educador social seja apenas o mediador para que ela aconteça. A Educação Social tem muita arte, muita dinâmica, música, dança, muitas vezes, também traz consigo atividades de Língua Portuguesa e Matemática que ajudam na formação culta do membro que participa do curso de Educação Social, até para que ele compreenda melhor os temas trabalhados. Ela não é um reforço, mas uma ferramenta pedagógica para a inserção da pessoa na vida social. 

Em nossa vida social, a gente precisa saber, muitas vezes, ler uma placa na rua, escrever uma carta, uma redação, fazer um cálculo no mercado. A Educação Social traz também recursos que ajudam a fortalecer essa aprendizagem, para que a criança, o jovem ou o adulto usem o conhecimento aprendido como algo essencial em seu cotidiano, para conquistarem sua autonomia. 

A Educação Social trabalha muito o grupo, a relação das pessoas com outras, por meio da convivência, com dinâmicas, jogos, brincadeiras de um jeito bem lúdico, pois as idades das pessoas dos grupos de Educação Social variam muito, e isso é o mais legal, pois um aprende com o outro. A Educação social ajuda na reintegração do homem na escola, na família e na comunidade. 

Ser um educador social é saber que você tem uma responsabilidade gigante, que está colaborando com o crescimento do homem de amanhã. Daqueles que, daqui a algum tempo, estarão à frente de nossa sociedade, em vários meios. Muitos educadores sociais são professores, outros não, mas são pessoas que se dedicam com total garra na construção de uma sociedade melhor. O papel do educador social é sempre acolher e orientar as pessoas em seu processo de ressocialização. 

É muito gratificante ser um educador social. É uma das profissões mais bonitas que existem, apesar de também pouco conhecida e reconhecida, mas essencial para que nosso mundo seja melhor, mais agradável, justo, solidário, empático, bom, generoso, esperançoso, criativo e tantas outras coisas maravilhosas que sonhamos para nossa sociedade. 

Ser um educador social é viver muito o que o nosso querido Paulo Freire diz: “Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”. Ensinar não é apenas fornecer conhecimento, mas também ajudar as pessoas a usarem esse conhecimento para se tornarem melhores, mais conscientes e mais responsáveis. E é esse o papel do educador social e da Educação na vida das pessoas. 

Arlete de Souza Ramos

Educadora social do Centro de Integração do Migrante (CIM), São Paulo-SP.