Tocantins: Aldeia Xerente ganha primeira capela

 

A Aldeia Krite, do povo Xerente, localizada em Tocantínia-TO, celebrou a abertura da Capela São Juan Diego. A liturgia de bênção do espaço foi presidida por Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas, no dia 21 de junho. A comunidade é atendida pelas irmãs servas do Espírito Santo (SSpS), ao lado de outros missionários e missionárias leigos e consagrados. Em 29 anos de existência, essa foi a primeira vez que a Arquidiocese de Palmas abriu uma capela dentro de uma das 117 aldeias indígenas em seu território. 

Dom Pedro agradeceu a Deus pelo momento histórico e destacou alguns aspectos da cultura indígena, como o respeito aos idosos e o espírito de obediência por parte do povo. O arcebispo também demonstrou a alegria por celebrar, pela primeira vez, em uma capela xerente, em quase 15 anos de sua missão no Tocantins. 

A primeira leitura, retirada do livro de Gênesis, foi proclamada na língua nativa da aldeia. “Temos o mesmo Criador. Nosso ancestral é o próprio Deus. Somos obra de Deus, não de uma fábrica qualquer”, disse Dom Pedro na homilia. 

A construção da capela é um desejo antigo. Houve outras tentativas, mas sem sucesso. Desta vez, o empenho dos missionários, entre eles o Pe. Martins (clérigo responsável pela comunidade), a Ir. Maria Percila Vieira e as outras missionárias SSpS, tornou realidade o sonho. 

O espaço litúrgico foi estrategicamente erguido no meio da aldeia. Para a cultura xerente, é um local dedicado à sabedora. Em sinal de inclusão dos seis clãs e dos moradores, o formato da capela é arredondado e sem paredes. As pedras do altar foram recolhidas em um córrego próximo e carregadas nas costas pelos próprios indígenas. Sob o altar, foram depositados os nomes de todos os moradores da aldeia.

Veja algumas fotos publicadas pela Arquidiocese de Palmas-TO.

 

Equipe de Comunicação SSpS, com informações de Ir. Maria Percila Vieira e da Arquidiocese de Palmas-TO.






Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *