Na terça-feira, 11 de novembro, segundo dia da COP30, em Belém-PA, a Vivat Internacional deu uma contribuição significativa para o avanço da justiça e da solidariedade na ação ambiental. A irmã Nelly Boonen, SSpS, membro da Vivat, participou de um painel focado na solidariedade com os povos afrodescendentes e indígenas. Em seu discurso, ela enfatizou a interconexão entre a justiça racial e a justiça climática. A Vivat é um organismo multicongregacional do qual também fazem parte as irmãs missionárias servas do Espírito Santo (SSpS) e os missionários do Verbo Divino (SVD).
O painel também contou com a participação de Arielle Franco, ministra da Igualdade Racial, além de líderes quilombolas e indígenas. Juntos, eles reafirmaram o papel essencial da demarcação de terras, a urgência de financiamento para transformar o contexto de comunidades e a importância das reparações históricas para alcançar a equidade social.
Uma mensagem central do painel de discussão foi que o direito ao território é a base da justiça e da igualdade. Esses apelos encontraram eco em discussões mais amplas da cúpula, que enfatizaram que alcançar a justiça climática exige ações transformadoras, apoio financeiro e o reconhecimento dos desafios únicos enfrentados pelas comunidades marginalizadas.
A luta contínua contra a pobreza e os desafios ambientais foi discutida como um aspecto indissociável do progresso sustentável. As apresentações destacaram o papel indispensável de organizações internacionais, como a Vivat International, na conscientização e na garantia de que essas questões permaneçam na vanguarda da defesa global.
Conforme a COP30 prossegue, as questões da justiça, da solidariedade e do direito ao território permanecem centrais para a conferência. As deliberações em Belém estão abrindo caminho para uma ação climática que realmente não deixa ninguém para trás.
O que é a COP30
A 30ª Conferência das Partes (COP30) é o órgão decisório da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC). O encontro ocorre anualmente e reúne representantes de diversos países para discutir e negociar metas e ações contra a crise climática. Neste ano, o encontro ocorre em Belém-PA, entre os dias 10 e 21 de novembro. Nos dias 6 e 7, contudo, houve uma cúpula de chefes de Estado.
Em 2025, entre os temas centrais, estarão o financiamento climático para países em desenvolvimento, a transição para energias renováveis, a adaptação às mudanças climáticas, a redução do desmatamento e a proteção à biodiversidade, e a justiça climática. As missionárias servas do Espírito Santo estão presentes em alguns eventos, colaborando na organização e nos debates.
Acompanhe em nosso blog e nas redes sociais as notícias das SSpS na Conferência de Belém.
Para saber mais
COP30: participe de abaixo-assinado contra criação de Fundo
Vivat Internacional na COP30 (inglês e espanhol)
Receba nosso informativo semanal
Receba semanalmente, via e-mail, o informativo Destaques SSpS Brasil, com a coletânea das principais publicações do blog e nas redes sociais das irmãs missionárias servas do Espírito Santo (SSpS). Para receber, basta acessar https://blog.ssps.org.br/cadastre-se e se inscrever.
Equipe SSpS Brasil, com informações e fotos da Vivat Internacional.


