Você sabe por que Nossa Sra Aparecida é a padroeira do Brasil?

Com aproximadamente 123 milhões de católicos, representando mais de 60% da população brasileira, o Brasil é considerado o maior país católico do mundo (Dados do IBGE – 2013). E nada mais católico do que ter a Virgem Maria como a nossa padroeira oficial. Aumente seu repertório católico conhecendo a história de como tudo isso aconteceu.

A história

Tudo começou em meados de 1717, na Vila Guaratinguetá, que hoje é a cidade de Ouro Preto (MG), quando três pescadores, Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves foram chamados para pescar para o evento da chegada do Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais.

Os três foram para o Rio Paraíba, mas sem sucesso, desceram para o rio de Porto Itaguaçu. Na primeira vez que lançaram suas redes, apanharam uma imagem de um corpo sem a cabeça, em seguida apanharam uma cabeça, perceberam que era a escultura de uma mulher, a Virgem Maria. Quando lançaram a rede novamente, um milagre aconteceu, a rede estava completamente cheia de peixes.

Um dos pescadores colocou a imagem em sua casa e começou a ser abençoado de uma forma sobrenatural. Seus vizinhos e parentes, sabendo disto, começaram a se reunir em sua casa para orar à Maria. Em pouco tempo a fama dos poderes de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil, devotos de todo o lugar do país vinham prestar cultos a ela.

A demanda era tão grande que a pequena casa do pescador não comportava todos que queriam ver a imagem, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros no ano de 1734 e colocou a imagem de Maria aberta à visitação. Compreendendo o grande amor e devoção dos brasileiros por Nossa Senhora Aparecida, em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil.

Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, em 11 de novembro de 1955, foi construída a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida ou Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Localizado em Aparecida – SP, é o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, o local abriga 45 mil pessoas e recebe cerca de 7 milhões de visitas por ano.

Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo ll e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a basílica como o “maior Santuário Mariano do mundo”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *