As palavras corpo, presença e conexão ganharam novo sentido durante o primeiro encontro da equipe de comunicação SSpS Brasil, realizado de 19 a 22 de maio, no Convento Espírito Santo, em Ponta Grossa-PR. É que, para os integrantes deste grupo de trabalho, consolidado em 2022, esta foi a primeira oportunidade de estarem juntos sem depender de ambientes de reunião on-line.
“Quando propuseram que disséssemos uma palavra sobre o encontro, logo me veio ao peito a palavra ‘encarnação’. Até então, nós nos conhecíamos apenas pelas janelinhas das reuniões virtuais ou pelos textos recebidos por e-mail. Ao nos encontrar pessoalmente, percebemos até a diversidade física da equipe. Definitivamente, nada substitui o contato face a face”, comenta o diácono Alessandro Faleiro Marques, revisor da equipe SSpS Brasil.
E corpo, presença e conexão também seguiram como uma constante ao longo de toda a programação, não somente como tema nos momentos de formação, mas também em dinâmicas de espiritualidade e nas visitas realizadas nas comunidades missionárias da cidade paranaense.
O corpo e a mídia em estudo
A participação on-line do missionário verbita irmão Paulo de Lima colocou em prática todos os três tipos de mídia abordados por ele no momento formativo intitulado: “E o verbo se fez mídia”.
Com base na teoria das mídias, irmão Paulinho explicou que a mídia primária exige a presença de emissores e receptores em um mesmo espaço físico e em um mesmo tempo. Nesse sentido, a possibilidade de diálogo entre os integrantes da equipe de comunicação SSpS Brasil frente a frente é uma amostra disso. “O corpo é a primeira forma de comunicação entre as pessoas”, afirmou.
Já na mídia secundária, a mensagem se desgarra do emissor e fixa-se em um suporte que permite a interação do receptor sem a presença do emissor. No encontro, isso se evidenciou em textos formativos impressos em papel e nas pinturas dos fundadores SSpS e escultura representando a Trindade que decoravam o ambiente.
E a presença remota do irmão Paulinho, exibida em telão, ilustrou a grande mídia terciária de nosso tempo, caracterizada pela eletricidade e que abre outras possibilidades de geração, transmissão e conservação de mensagens.
Além da teoria das mídias, ele apresentou um resgate histórico das publicações das congregações da Família Arnaldina, evidenciando o papel de Santo Arnaldo Janssen na produção e na divulgação da atividade missionária no mundo. Com isso, provocou a equipe de comunicação SSpS Brasil a articular o testemunho e o anúncio do Evangelho nas mídias digitais, buscando valorizar a interatividade com os públicos e o uso de novos meios.
Missão On-line
Diretamente de Roma, a irmã Ana Elídia participou remotamente do encontro SSpS Brasil, falando sobre o Manual de Comunicação da Congregação SSpS e o projeto Missão On-line. Ela destacou que o uso de ferramentas comunicacionais melhora a expressão missionária, tendo papel importante na vida da Congregação em todo o mundo. “O Manual de Comunicação SSpS nos convida a estar presentes e a tornar todas as vivências missionárias acessíveis às pessoas”, afirmou.
Segundo ela, a comunicação institucional SSpS tem avançado para se consolidar em missão on-line, a fim de provocar uma transformação na prática missionária. “Todo o trabalho de relações humanas traz o testemunho dos valores da Missão. Tudo o que se faz na missão é parte do Evangelho. Por isso, devemos mostrar o sentido de tudo isso por meio dos meios de comunicação”, justificou.
A irmã Ana Elídia ainda convidou os comunicadores SSpS Brasil a colocarem em prática quatro palavras-chave:
1) refletir: reservando tempo para pensar o fazer missionário;
2) descobrir: buscando saber como usar novas ferramentas comunicacionais;
3) partilhar: distribuindo a informação de forma consciente e criteriosa;
4) publicar: utilizando-se dos meios de comunicação disponíveis.
Planejamento estratégico
Uma das atividades realizadas em conjunto, durante o encontro em Ponta Grossa, foi a revisão do Planejamento Estratégico de Comunicação SSpS Brasil. Conduzida pela irmã Fátima Marques, a tarefa buscou avaliar a clareza do texto final formulado com base nos planos originais das províncias Brasil Sul e Brasil Norte. A tônica desse documento único é orientar a forma como a atividade missionária será comunicada aos diferentes públicos com os quais as irmãs SSpS interagem em todo o País.
Ainda no encontro, foram revisitados os itens do planejamento já colocados em prática. Um deles é a unificação da identidade visual das províncias Brasil Sul e Brasil Norte como SSpS Brasil, que teve o conceito desenvolvido em conjunto pela irmã Zélia Cordeiro, Agostinho Travençolo Júnior e Gabriel Grecco. “A nova logomarca foi criada usando elementos visuais dos ícones das duas províncias, traduzindo muito bem essa unificação”, avalia Gabriel Grecco, responsável pela criação da arte.
As redes sociais de cada Província também já foram consolidadas como SSpS Brasil no Facebook, Instagram e Youtube. A fusão fez com que todos os que seguiam a rede de uma província ou de outra formassem um só público, consumindo o mesmo conteúdo em contexto de Brasil. Isso ampliou o número de seguidores e, consequentemente, também aumentou o engajamento.
O blog SSpS Brasil (blog.ssps.org.br) é outro exemplo positivo da unificação da equipe de comunicação e da publicação em um canal único na internet. “O blog reúne vozes diferentes e temas diversos. Hoje temos uma estrutura muito mais sólida, com a colaboração de várias pessoas, que escrevem artigos sobre temas diversos e comentários dos evangelhos. Os acessos ao blog aumentaram cinco vezes em relação aos números antes da fusão”, assinala Gabriel.
A formação da equipe de comunicação SSpS Brasil, em abril de 2022, também foi relembrada como um passo importante dentro do planejamento estratégico. Antes disso, cada Província tinha a própria estrutura. “Quando assumi como coordenadora do serviço de comunicação das duas províncias, passamos a ter uma única equipe representada por irmãs e leigos das duas Províncias”, comenta irmã Zélia Cordeiro.
Pertencimento e direcionamento
O encontro teve a presença de três colunistas do blog SSpS Brasil: Maria Terezinha Corrêa, Marli Teresinha Everling e Maria José Brant, conhecida por Deka. Para elas, o convite para participar dos momentos de formação e de revisão do Planejamento Estratégico de Comunicação SSpS Brasil serviu para fortalecer o sentimento de pertencimento à equipe de comunicação e para direcionar os futuros artigos.
“Como colaboradora informal e voluntária na produção de reflexões para o blog, foi muito importante ter sido chamada para esse encontro, porque diz da relevância de comunicar aquilo que significa para as irmãs, diz da oportunidade de cada vez mais entender os valores que se pretendem propagar e diz da possibilidade de que eu e outras tantas colaboradoras possamos alinhar nossa inspiração com as diretrizes da Congregação, encontrando uma síntese que aumenta a comunhão entre nós e os leitores do blog”, avalia Deka.
Compartilhando o trabalho em rede
Ex-aluna do Colégio Santa Maria, de Cascavel-PR, Marli Teresinha Everling hoje escreve mensalmente artigos com ênfase na intersecção entre espiritualidade, meio ambiente e design para o blog SSpS Brasil. “Os fundamentos teóricos dos meus textos são: ‘Princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para civilização tecnológica’, de Hans Jonas; ‘Saber cuidar: a ética do humano – compaixão pela Terra’, de Leonardo Boff; e ‘Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum’, do Papa Francisco”, conta.
Durante o encontro, Marli falou sobre a atuação dela em outras iniciativas que podem se conectar com o blog e com projetos missionários. Uma delas é o Mestrado Profissional em Design da Univille, que tem colaborado para o desenvolvimento de produtos e serviços na área da sustentabilidade, especialmente dentro do projeto “Ethos: design e relações de uso em contexto de crise ecológica”, fortemente orientado para a atuação social, ambiental e educacional em rede. E, como exemplo desse trabalho, Marli destacou o Instituto Caranguejo de Educação Ambiental (caranguejo.org.br), que tem como objetivo principal promover a educação ambiental nas escolas e nas comunidades, por meio de materiais lúdicos e criativos, valendo-se da adaptação cultural, social, ambiental e tecnológica.
Visitas que aproximam
Além de conviver com as irmãs que residem no Convento Espírito Santo, local sede do encontro, a equipe de comunicação conheceu outras religiosas que atuam em Ponta Grossa. Uma das visitas, que emocionou todos os participantes, foi ao Convento Nossa Senhora do Cenáculo. Apesar das grades que separavam os dois grupos, o sorriso e carinho das “irmãs rosadas” motivavam a proximidade. “Há 31 anos, ouço falar das irmãs servas do Espírito Santo da adoração perpétua, o ramo contemplativo da Família Arnaldina, mas pensei que jamais eu as conheceria. Foi uma experiência única visitá-las”, afirma o diácono Alessandro.
O grupo também conheceu os espaços que atendem gratuitamente alunos do ensino fundamental I na Escola Arnaldo Janssen, circulou pelos prédios do Colégio e Faculdade Sant’Ana e visitou a Sede Provincial Brasil Sul. Em um almoço realizado na sede campestre do Colégio Sant’Ana, a equipe de comunicação compartilhou momentos alegres com as irmãs das comunidades da Sede Provincial Brasil Sul, da Vila Cipa e da escola. “As irmãs do Convento Espírito Santo e das outras comunidades de Ponta Grossa também nos acolheram calorosamente. De fato, foram dias de uma comunicação de verdade”, comenta Alessandro.
Marcos Vinícius Merker
Jornalista no Colégio Espírito Santo de Canoas-RS, membro da Equipe de Comunicação das SSpS Brasil.