COP30: Vivat Internacional presente na articulação ecumênica e inter-religiosa

Nesta quarta-feira, 12 de novembro, terceiro dia de atividades na COP30, em Belém-PA, a equipe de Vivat Internacional participou da Articulação Ecumênica e Inter-religiosa “Tapiri”. A atividade é um dos vários eventos paralelos à Conferência e reuniu líderes de diferentes movimentos religiosos no “Templo do Tapiri”, inspirado nas raízes indígenas do Alto Rio Negro, na Amazônia.

“Tapiri” significa lugar temporário de encontro e partilha. Busca promover a reflexão conjunta sobre o fundamentalismo religioso e político, e suas consequências na vida e no meio ambiente. O momento foi marcado por diálogo, oração e pelo compromisso conjunto, expressando que a fé, quando unida, torna-se força transformadora pela vida e pela justiça ecológica.

A irmã Gabriela Lado (foto), missionária comboniana, destacou a importância de unir forças entre as religiões, diante das mudanças climáticas e da devastação causada pela mineração, reafirmando o compromisso de defender os mais vulneráveis e de cuidar da Casa Comum.

 

25 anos da Vivat Internacional

 

A Vivat Internacional é um organismo multicongregacional. Foi fundada há 25 anos, em novembro de 2000, pelas irmãs missionárias servas do Espírito Santo (SSpS) e os missionários do Verbo Divino (SVD). Atualmente reúne 12 congregações que atuam em 121 países. Tem como missão de promover a defesa dos direitos humanos em âmbitos internacional e local. A Vivat tem status consultivo especial no Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (Ecosoc) e está associada ao Departamento de Comunicações Globais da ONU.

 

O que é a COP30

 

A 30ª Conferência das Partes (COP30) é o órgão decisório da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC). O encontro ocorre anualmente e reúne representantes de diversos países para discutir e negociar metas e ações contra a crise climática. Neste ano, o encontro ocorre em Belém-PA, entre os dias 10 e 21 de novembro. Nos dias 6 e 7, contudo, houve uma cúpula de chefes de Estado. 

Em 2025, entre os temas centrais, estarão o financiamento climático para países em desenvolvimento, a transição para energias renováveis, a adaptação às mudanças climáticas, a redução do desmatamento e a proteção à biodiversidade, e a justiça climática. As missionárias servas do Espírito Santo estão presentes em alguns eventos, colaborando na organização e nos debates. 

Acompanhe em nosso blog e nas redes sociais as notícias das SSpS na Conferência de Belém.

 

Para saber mais

 

Vivat Internacional na COP30: líderes afrodescendentes e indígenas exigem justiça

 

COP30: participe de abaixo-assinado contra criação de Fundo

 

Vivat Internacional na COP30 (inglês e espanhol)

 

Receba nosso informativo semanal

 

Receba semanalmente, via e-mail, o informativo Destaques SSpS Brasil, com a coletânea das principais publicações do blog e nas redes sociais das irmãs missionárias servas do Espírito Santo (SSpS). Para receber, basta acessar https://blog.ssps.org.br/cadastre-se e se inscrever.

 

Equipe SSpS Brasil, com informações e fotos da Vivat Internacional.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *