Vivat no encerramento da Cúpula dos Povos

Membros da Vivat Internacional participaram do encerramento e celebração da Cúpula dos Povos, uma das programações paralelas à COP30, em Belém-PA. O evento foi neste domingo, 16 de novembro, na Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

Demandas serão levadas às negociações formais

 

O encontro envolveu movimentos sociais, povos indígenas, organizações da sociedade civil, crianças e jovens unidos em defesa da Amazônia, da vida e da justiça climática. Um momento crucial da cerimônia de encerramento foi a presença do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30. Ele participou de uma audiência pública ao lado de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

O embaixador Corrêa do Lago recebeu oficialmente a Declaração Final da Cúpula dos Povos. Ele assegurou pessoalmente aos participantes que o documento seria lido na conferência oficial da COP, um passo significativo para a integração das demandas da sociedade civil nas negociações formais.

 

Declaração final da Cúpula dos Povos

 

A Declaração Final da Cúpula dos Povos na COP30 focou numa visão de justiça climática enraizada no conhecimento e nos direitos dos povos indígenas. Destacou especificamente a importância crucial de:

 

Liderança dos povos indígenas: a declaração enfatiza a liderança e a participação direta dos povos e comunidades indígenas na construção de soluções climáticas reais.

Caminhos essenciais para enfrentar a crise: requer a implementação de políticas específicas necessárias para lidar com a crise climática:

 

  • reconhecimento do conhecimento ancestral;
  • demarcação de terras e proteção de territórios indígenas;
  • desmatamento zero;
  • restauração ecológica e recuperação de áreas degradadas;
  • reforma agrária popular para combater a concentração de terras e garantir a soberania alimentar.

 

Propostas da Cúpula da Criança

 

As crianças e os jovens também apresentaram suas próprias propostas, solicitando, com urgência:

  • proteção da natureza;
  • educação ambiental;
  • participação política;
  • ação urgente por parte dos adultos.

 

Resposta e compromisso do governo

 

A ministra Marina Silva leu uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que agradeceu o trabalho das delegações presentes. A carta também anunciou que o acordo final da COP30 será apresentado em 19 de novembro. Além disso, incluiu um convite ao secretário-geral da ONU para fortalecer a governança climática na Região Amazônica.

 

A Vivat Internacional

 

A Vivat Internacional é um organismo multicongregacional. Foi fundada, em novembro de 2000, pelas irmãs missionárias servas do Espírito Santo (SSpS) e os missionários do Verbo Divino (SVD). Atualmente reúne 12 congregações que atuam em 121 países. Tem como missão de promover, em âmbitos internacional e local, a defesa dos direitos humanos e do cuidado com a Casa Comum. A Vivat tem status consultivo especial no Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (Ecosoc) e está associada ao Departamento de Comunicações Globais da ONU.

 

Para saber mais

 

Vivat se junta à Marcha Global pelo Clima e pela Vida

 

COP30: Vivat Internacional presente na articulação ecumênica e inter-religiosa

 

Vivat Internacional na COP30: líderes afrodescendentes e indígenas exigem justiça

 

COP30: participe de abaixo-assinado contra criação de Fundo

 

Vivat Internacional na COP30 (inglês e espanhol)

 

Receba nosso informativo semanal

 

Receba semanalmente, via e-mail, o informativo Destaques SSpS Brasil, com a coletânea das principais publicações do blog e nas redes sociais das irmãs missionárias servas do Espírito Santo (SSpS). Basta acessar https://blog.ssps.org.br/cadastre-se e se inscrever.

 

Equipe SSpS Brasil, com informações e fotos da Vivat Internacional.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *