A Vivat Internacional encerrou a COP30 destacando a necessidade urgente de justiça socioambiental e amplificando as vozes do Sul Global. Para o organismo que reúne 12 congregações católicas, entre elas a das Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS) e a dos Missionários do Verbo Divino (SVD), as comunidades do Sul são as menos responsáveis pela crise, porém as mais impactadas.
Por meio de entrevistas com representantes da Índia, Bolívia e Uganda, a Vivat enfatizou que não pode haver solução climática sem justiça, escuta e liderança do Sul Global.
Principais vozes e reivindicações
Índia: financiamento e combustíveis fósseis
- Defendeu metas climáticas ambiciosas e maior responsabilidade internacional no financiamento climático, destacando a enorme lacuna na meta de mobilização de 1,3 trilhão de dólares.
- Salientou que a transição energética exige financiamento real, acessível e adequado para a redução e adaptação.
- Enfatizou o imperativo ético de priorizar a vida em detrimento da economia, eliminando urgentemente os combustíveis fósseis.
Bolívia: a Amazônia e a visibilidade
- O representante dos povos latino-americanos e amazônicos afirmou que a Amazônia, um pulmão vital para o planeta, está reduzindo a poluição do Norte Global, mas seus povos permanecem invisíveis nas negociações.
- Exigência: justiça climática agora, garantindo que as vozes das mulheres, dos povos indígenas e das pessoas com deficiência sejam priorizadas nas decisões para proteger a vida, a biodiversidade e os direitos tradicionais.
Uganda: resiliência e dignidade
- Destacou a dura realidade de um país que contribui com menos de 0,01% das emissões, mas que enfrenta impactos climáticos devastadores e extrema vulnerabilidade.
- Exigiu investimentos em ciência, tecnologia, capacitação e resiliência que também gerem empregos verdes, renda e segurança alimentar para as populações locais.
- Afirmou que a conservação florestal exige que as pessoas tenham condições de viver com dignidade.
Mensagem central da Vivat
O trabalho da Vivat Internacional na COP30 reforçou que a crise climática é também uma crise moral, centrando-se em três pontos essenciais:
- colocar o Sul Global no centro: reconhecer essas comunidades como protagonistas e guardiãs da biodiversidade e da cultura, e não apenas como vítimas;
- exigir financiamento justo e acessível: apelar a compromissos financeiros concretos por parte dos países historicamente responsáveis;
- promover a justiça climática como um imperativo ético: defender políticas que protejam a vida e a dignidade humana, especialmente para as populações mais vulneráveis.
A Vivat Internacional reafirma sua missão de dar continuidade a essa defesa, garantindo que a urgência e a liderança do Sul Global impulsionem ações transformadoras.
A Vivat Internacional
A Vivat Internacional é um organismo multicongregacional. Foi fundada, em novembro de 2000, pelas irmãs missionárias servas do Espírito Santo (SSpS) e os missionários do Verbo Divino (SVD). Atualmente reúne 12 congregações que atuam em 121 países. Tem como missão de promover, em âmbitos internacional e local, a defesa dos direitos humanos e do cuidado com a Casa Comum. A Vivat tem status consultivo especial no Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (Ecosoc) e está associada ao Departamento de Comunicações Globais da ONU.
Para saber mais
A dupla batalha da Amazônia: saúde mental e luta pela terra
Vivat no encerramento da Cúpula dos Povos
Um apelo à conversão ecológica em meio à crise
Declaração Final da Cúpula dos Povos
Vivat se junta à Marcha Global pelo Clima e pela Vida
COP30: Vivat Internacional presente na articulação ecumênica e inter-religiosa
Vivat Internacional na COP30: líderes afrodescendentes e indígenas exigem justiça
COP30: participe de abaixo-assinado contra criação de Fundo
Vivat Internacional na COP30 (inglês e espanhol)
Receba nosso informativo semanal
Receba semanalmente, via e-mail, o informativo Destaques SSpS Brasil, com a coletânea das principais publicações do blog e nas redes sociais das irmãs missionárias servas do Espírito Santo (SSpS). Basta acessar https://blog.ssps.org.br/cadastre-se e se inscrever.
Equipe SSpS Brasil, com informações e fotos da Vivat Internacional.

